20 de novembro de 2007

É... Patético!

É... PATÉTICO! é uma livre adaptação para o teatro, das obras "Dizer Sim" e "O Acompanhamento" dos autores argentinos Griselda Gambaro e Carlos Gorostiza. Os mitos de nossa classe média estão presentes nas obras portenhas. Os textos retratam situações tragicômicas do nosso dia a dia e contêm peculiar semelhança entre a sociedade argentina e brasileira, certamente nossas características latino americanas. A peça conta a historia de Tuco e Sebastião, amigos desde a infância, que se encontram na meia idade e se deparam com o que fizeram de suas vidas, o que ainda podem fazer para recuperar a dignidade perdida e com o que ainda podem sonhar. Apresentados pela primeira vez no Brasil, esses textos dão um pequeno, mas significativo panorama da produção teatral dos últimos anos na Argentina e aproximão o espectador brasileiro das tendências do teatro atual daquele país. A montagem, que obteve uma temporada de sucesso em Curitiba, tem adaptação e direção de João Paulo Leão, Altamar Cezar divide o palco com Luiz Carlos Pazello e na equipe de criação Nadja Naira, Áldice Lopes e César Sarti, entre outros.
NOTA DO DIRETOR
A montagem de É... Patético! está centrada no trabalho do ator, pois sempre acreditei que quem determina todo o andamento do espetáculo são as personagens, portanto a direção caminhou em possibilitar o exercício de interpretação visando a verdadeira relação entre palco e platéia. Durante o processo de montagem o diretor e os demais criadores estão a serviço da necessidade dos personagens, do que o autor quer, e através do estudo do texto, a partir da visão dos atores aos poucos vai se delineando todo o espetáculo, a sonoplastia, o figurino, a luz , o cenário e os adereços, um processo simples e objetivo e que resultou em um espetáculo emocionante e intenso.
João Paulo Leão

FICHA TÉCNICA

Autores: Carlos Gorostiza & Griselda Gambaro

Tradução: Maria Angélica Keller de Almeida
Adaptação e Direção: João Paulo Leão

Elenco: Altamar Cezar e Luiz Carlos Pazello

Cenografia: João Paulo Leão
Figurinos: Áldice Lopes
Adereços: Érica Mitiko
Iluminação: Nadja Naira
Sonoplastia: Cesar Sarti
Maquiagem: Áldice Lopes
Designer Gráfico: João Paulo Leão
Fotografias: Roberto Reitenbach
Direção de Produção: Altamar Cezar

Cenotécnica: Sérgio Richter
Operação de Luz: Wagner Correa
Operação de Som: Alisson Diniz
Contra-regras: Fernando de Proença
Assessoria de Imprensa: Alisson Diniz

Posted by Picasa

Um comentário:

The Animal Race disse...

Ola, meu nome é Ernesto Solis e sou filho da Maria Angelica, que fez a tradução desse texto. Essa peça ainda está em cartaz ou quando foi encenada? Parece interessante e gostaria de ver.

Sorte e abraço!

ernesto